30 de abril de 2009


A Basílica


Num dos lados do fórum encontrava-se uma espécie de câmara municipal, a que chamavam basílica.
No interior costumava haver uma estátua do imperador e um tribunal. Adjacente à Basílica encontrava-se a cúria (local onde os conselheiros se reuniam para aprovar as leis locais ou para discutir a cobrança dos impostos).


    A mulher romana

    • Nesta época as mulheres eram conhecidas pelos seus extravagantes penteados.


    • Deviam ser boas mães e, ocupavam-se dos trabalhos domésticos.
    Homens e rapazes
    Os adolescentes das famílias ricas aprendiam a saber falar em público ou a apresentar um caso em tribunal. Eram os pais que ajudavam os filhos a começar uma carreira politica nos negócios ou no direito.

    A escola


    Eram muito poucos os privilegiados que aprendiam a ler a escrever. Eram ensinados pelo pai ou por um tutor contratado, geralmente um pedagogo grego. Na escola as crianças aprendiam aritmética, a ler e a escrever latim e grego. Aprendiam as obras de poetas e escritores famosos como Homero e Virgílio; tinham de ser decoradas os erros e o mau comportamento eram punidos com castigos cruéis. As aulas começavam ao amanhecer. A maioria das crianças não gostava de ir à escola.




    AS CRIANÇAS ROMANAS

    Sempre que uma criança nascia, esta era colocada aos pés do seu pai. Se a aceita-se na família pegava-a ao colo.
    Muitas famílias pobres por não terem meios para alimentar mais uma boca abandonavam as crianças para morrerem ou serem recolhidos por estranhos.
    Muitas crianças nasciam escravas começando a trabalhar por volta dos 6 ou 7 anos de idade.
    Os filhos de famílias livres e vulgares tinham poucas hipóteses de frequentar uma escola pois tinham de ajudar os pais no trabalho assim que tivessem idade suficiente para desempenhar pequenas tarefas.

    Madeira e Florestas
    As florestas tinham uma enorme importância para o Império. Abatiam-se árvores para a construção e para obter combustível destinado a cozinhar e aquecer as casas e os grandes balneários públicos











    A vida em Roma
    “ A vasta maioria dos habitantes da cidade vivia em casas mal iluminadas e parcamente mobiladas, na sua maioria arrendadas. Os blocos de apartamentos e outros alojamentos estavam cobertos de letreiros anunciando habitações vagas(…)
    A maioria das famílias, sem acesso aos esgotos, transportava os despejos domésticos – ou limitava-se a atirá-los pelas janelas, sem vidros, directamente para a rua(…).
    Os Romanos viviam, negociavam e comiam na rua, e os mais pobres cozinhavam ao ar livre, em fogões e fogareiros portáteis. Também se vendia comida cozinhada em bancas.”
    História da Vida Quotidiana,
    Selecções Reader’s Digest

    A
    agricultura
    Romana


    A grande maioria da população, do Império Romano, estava concentrada nas zonas rurais (campo) e a sua principal actividade económica era a agricultura. Esta estava dependente das condições climáticas e das características da região. Os principais produtos agrícolas eram os cereais (nomeadamente o trigo), havia, para fazer o vinho, e a oliveira para o azeite e para as azeitonas de mesa. Nesta altura, o azeite era um produto essencial, não só na cozinha mas também era usado nas candeias para a iluminação e mesmo para a higiene.

    Os campos não tinham uma topografia regular. Os romanos eram responsáveis por alguns problemas ambientais (embora muito menos, do que nós hoje em dia) com excessivo pastoreio e o esgotamento dos solos.

    23 de abril de 2009

    PRINCIPAIS DEUSES ROMANOS


    Esculápio, deus da medicina




    Plutão, deus do submundo e das riquezas dos mortos





    Neptuno, deus dos mares


    Minerva, deusa da sabedoria




    Mercúrio, deus mensageiro





    Marte, deus da guerra e Vénus, deusa da beleza e do amor





    Júpiter, deus dos deuses, senhor do Universo e Juno,  esposa de Júpiter , deusa da força vital, deusa dos deuses




    Fortuna, deusa da riqueza e da sorte




    Diana, deusa da caça muitas vezes relacionada com os ciclos da Lua





    Cupido, deus do amor
    Baco, deus das festas, do vinho, do lazer e do prazer

    Religião Romana


    Desde os tempos da fundação de Roma, havia a crença em muitos deuses. Ao longo dos séculos, os romanos assimilaram numerosas influências religiosas. No princípio, as divindades eram cultuadas nos lares e, com a consolidação do Estado, os deuses passaram a ser cultuados publicamente, com sacerdotes presidindo as cerimônias. Conquistada a Magna Grécia, os deuses romanos se confundiram com os gregos, aos quais foram atribuídos nomes latinos.
    A expansão territorial e o advento do Império levou à incorporação de cultos orientais, além daqueles de origem helenística. Os romanos cultuavam, por exemplo, o deus persa Mitra, o que incluía a crença em um redentor que praticava o batismo e a comunhão pelo pão e pelo vinho.


    Fórum Romano - epicentro do desenvolvimento de Roma.